Medicina e Saúde

Como evitar o sedentarismo em meio ao isolamento social

Um passo a passo de como implementar alongamentos na sua rotina em tempos de pandemia.

Com o início da pandemia e em virtude das restrições sanitárias, milhares de pessoas estão ficando em casa em tempo integral, o que trouxe mudanças drásticas no dia-a-dia e na forma como movimentamos o nosso corpo.

Muitos profissionais foram adaptados para o modelo home office, espaços públicos foram fechados e a falta de movimentação física acarretou mais chances de fraqueza muscular, aumento de dores articulares, problemas posturais e aumento de peso.

De acordo com a Dra. Calisa Gomes, fisioterapeuta, manter a prática de alongamentos melhora o sistema imunológico e ainda contribui para a prevenção e o combate às doenças crônicas, que podem agravar as consequências da Covid-19.  “Se você passa o dia em home office com o corpo dolorido e costas pesadas, os alongamentos podem te ajudar a melhorar as dores musculares e aumentar a flexibilidade. Se os músculos estiverem flexíveis, o desempenho nas tarefas diárias e durante a atividade física é melhor. Além disso, alongar relaxa o corpo e a mente, ajudando no alívio do estresse” diz.

A seguir, a Dra. Calisa Gomes trará o passo a passo para implementação do alongamento em sua rotina.

 

1. Estipule um horário fixo

Assim como atividades físicas em academias, é preciso criar uma rotina. Estabeleça horários fixos para a realização, como no início do dia, que é ótimo para tornar suas outras atividades mais tranquila e relaxante.

 

2. Faça alongamentos globais

Realize alongamentos do corpo inteiro, todas as partes do corpo são importantes.

Comece pelo pescoço e vai alongando todos os segmentos, braços, tronco e pernas.

Se mantenha em cada posição de alongamento por 20 segundos.

 

3. Respeite sempre os seus limites

Saber até onde você pode ir com suas atividades é de extrema importância. Não devemos ir além do que nosso corpo suporta.

A postura de alongamento não deve gerar dor ou machucar a musculatura. Assim que você sentir que está em uma tensão suficiente para seu corpo, mantenha a postura por 20 segundos.

 

4. Lembre-se de respirar

Toda vez que estiver realizado alongamentos, lembre-se de inspirar e expirar, evitando “prender” o ar e realizar os movimentos em apneia.

A respiração correta também é parte importante da técnica de alongamento.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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